A OBSESSÃO PELA PERFEIÇÃO

A OBSESSÃO PELA PERFEIÇÃO 


Megan Fox em "Garota infernal" de 2009.

"A BELEZA É A CHAVEeles disseram. Fique bonita e tudo será mais fácil, e assim terá tudo que almeja: popularidade, amizades, amor e talvez o mais desejado, a aceitação.


De fato, há beleza é uma característica marcante na figura humana, mas será que ela é realmente a chave?


  " A beleza vale o esforço?"
  " A beleza vale a vida?" 
  "Alguém irá te amar se você não for  atraente?"
      
São vários os questionamentos, mas dá pra imaginar o tamanho do impacto deles na mente ainda frágil de uma criança? Quando pequenas, somos alertadas a nos comportar: como agir, falar ou se portar na frente das pessoas.


Ensinadas também sobre a importância de um corpo e rosto considerados "perfeitos" por padrões sociais. Consequentemente, isso nos leva ao sentimento de pressão por aceitação, sendo nós as objetificadas.


Na adolescência, a necessidade de pert
encer aos padrões absurdos se tornam mais visíveis, despertados geralmente pelo bullying, por comentários, conteúdos repassados pela mídias e entre outros. Logo entendemos que não era insegurança até alguém falar ou impor seus padrões mirabolantes.

 

O medo de não ser " feminina" o suficiente apavora. E é onde a luta contra si mesma começa, e infelizmente, as vezes nunca termina.

A internet é um poço de mentira, que muitas vezes insistimos em cair.  Nem tudo é real! Por isso, faça um favor a si mesma e priorize sua saúde mental e física: conscientize-se. 

 

 

A BUSCA INCESSANTE


Natalie Portman em " Cisne Negro" de 2010.
 Como obra a ser citada, pensei no filme "Cisne Negro", em que temos como exemplo na busca pela perfeição a personagem Nina, que obcecada com sua perfeição, entra em um universo de alucinações e paranoia, até chegar a um ato extremo. Nela, podemos entender que a busca incessante pela excelência e a perfeição podem levar á deterioração mental.

 Muitas jovens perdem a vida em procedimentos estéticos ou métodos arriscados que permitem a beleza imediata, sejam por complicações em tais ou por culpa de profissionais imprudentes. 

Os padrões romantizados são altos e extremamente preocupantes, com famosos esbanjando sua aparência "perfeita" e convencendo cada vez mais as pessoas a irem atrás dessa perfeição e a se cobrarem enquanto não a tem.

Essas ações levam a um ciclo vicioso de insatisfação onde nada está bom o suficiente. Pele não esta bonita o suficiente, cintura não está fina como as das modelos e nunca magra e bonita o suficiente...

É visível o quanto essas cobranças trazem impactos severos, muitas das vezes irreversíveis, como doenças e até mesmo a morte.

O lembrete que quero transmitir é que: VOCÊ É LINDA!

Você é bela, por dentro e por fora, com seus jeitos e manias. Costumes e aparência não te definem, pois você é maior que isso.  Sua beleza pode ir além dos padrões, independente de quem os impôs. Em relação ao medo de não ser amada ou aceita, nunca esqueça que "aos olhos certos, você sempre será arte!". 

Não há problemas em batalhar para se sentir bem consigo mesma, mas se for para garantir validação, é quase um ato inútil, pois sempre estarão lá elevando os padrões, e se você escolher ficar sempre tentando pertencer a eles ao invés de pertencer a si mesma, talvez poderá perder a sua real essência, o que te torna única...



"Você é toda linda, minha querida;
 em você não há defeito algum" 
- Cânticos 4:7

 

Beijos da Brina<3

 



 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares